quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

OS VALORES DO AUTODOMÍNIO

O autodomínio ou temperança é a habilidade de fazer com que diferentes dimensões da própria personalidade sejam ordenadas de acordo com a verdade e o bem de todos. No mundo em que vivemos este conceito pode parecer deslocado, pois aprendemos que nada que seja da vontade do indivíduo lhe deva ser negado.
Corremos sempre o risco de nos deixarmos dominar por coisas e situações. É próprio do ser humano querer buscar sua comodidade e menor esforço. Quem tem o autodomínio sabe que todas as suas ações terão consequências de alguma forma na sua vida. Aprende que tudo tem a sua medida: a comida, a bebida, o sexo, o sono, o dinheiro... ter controle sobre os sentidos nos fortalece para que para termos controle sobre as decisões mais determinantes da nossa vida. O equilíbrio nos ajuda a canalizarmos nossas vontades para algo de bom e útil. É fundamental para não cairmos nos erros do excesso e nem da autocensura.
- A sobriedade é o hábito que ordena o indivíduo internamente. É manifestada através da moderação no comer e no beber, lembrando-nos que tudo o que temos é dom e graça de Deus para ser usado para o nosso próprio bem e a saúde do nosso corpo; faz com que nos comportemos adequadamente no exterior e no interior.
- A diligência é a virtude necessária para cumprirmos bem todas as nossas obrigações. Implica compromisso, disciplina, realizar todas as tarefas com generosidade, vontade de servir. Devemos ter cuidado com Os dois vícios relacionados a esta
virtude: a preguiça e o ativismo.
- A prudência é a habilidade de bem discernir na tomada de decisões. Não significa deixar de agir, mas proceder da forma correta quando necessário. A prudência, enquanto virtude inspirada, é presente de Deus, mas precisa ser exercitada constantemente para que melhor se desenvolva. É ela que nos inspira a bem usar todos os demais valores e virtudes da maneira correta. Uma pessoa prudente tem cuidado co m o que diz e faz, sem cair nos dois vícios extremos, ou seja, de se tornar excessivamente temerária, nem precipitada ou insensata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário